Sejam benvindos ao capítulo português do YES NETWORK.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Cientistas usam uma trituradora para revelar o conteúdo de smartphones




Este post podia ser apenas sobre outro sumo de abacate. Mas não. Nesta trituradora foi colocado um smartphone por colegas da Universidade de Plymouth, no âmbito de um projecto de investigação. O projecto é liderado pelos Drs Arjan Dijkstra e Colin Wilkins, ambos geólogos do Departamento de Geografia e de Ciências da Terra e do ambiente e surge suscitado pelo aumento da procura de recursos minerais considerados raros para fabrico de dispositivos de alta tecnologia, indispensáveis ao nosso dia-a-dia. Isto cria, obviamente, um aumento na procura destas matérias-primas.

Com o apoio da Real World Visual, este grupo produziu um curto vídeo (3 min e 27s) onde demonstram a quantidade e a variedade de recursos que são utilizados anualmente na produção de telemóveis a nível global.

 

Em suma, para produzir um só telemóvel são necessários 10 a 15 Kg de minério, incluindo 7 kgs de minério de ouro de alto teor, 1 kg de minério de cobre, 750g de minério de volfrâmio e 200g de minério de níquel.
A pergunta que deixamos: como é que a sociedade actual contempla a extração destes minérios e em que medida é que percepciona a responsabilização pelos recursos que consome diariamente? A política Nimby (not in my back yard/ não no meu quintal) é altamente prejudicial para países com políticas ambientais e humanas pouco definidas e gera pretenciosismo ambiental/ecológico. 
 


A notícia original aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário