Sejam benvindos ao capítulo português do YES NETWORK.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Conferência e Debate "A (in)sustentabilidade dos Recursos Minerais"

Publicado originalmente e publicitado na página da Sociedade Geológica de Portugal, decorrerá no dia 20 de Novembro, 4feira, no Lousal, uma iniciativa da SGP e do CCVLousal para celebrar a ciência dos recursos minerais. Haverá lugar à apresentação de um livro " A Mina que vivemos " da autoria de Sofia Pereira, e uma conferência proferida pelo Iain Stewart, um excelente comunicador de ciência. Vejam a publicação original mais abaixo. 

A Sociedade Geológica de Portugal e o Centro Ciência Viva do Lousal, organizam uma Conferência seguida de Debate aberto, sob o tema "A (in)sustentabilidade dos Recursos Minerais". A conferência será proferida pelo Prof. Iain Stewart da Universidade de Plymouth (RU), um dos grandes comunicadores de Ciência a nível mundial, particularmente na área das Geociências, contando, entre muitos outros trabalhos, com diversas séries na muito prestigiada BBC e o debate será conduzido por um painel de convidados.
Na Sociedade actual, em profunda e rápida transformação, onde vários desafios têm sido postos “na ordem do dia”, com principal ênfase para a Humanidade, menos atenção se tem dedicado à demanda e pressão que esses desafios exercem sobre a prospecção e exploração de recursos minerais, que são finitos no planeta Terra. Nem sequer, como já aconteceu no passado recente, quando se estabelecem determinadas directivas, designadamente na Europa, se medem em toda a plenitude as possíveis consequências dessas acções, com consequências nefastas “algures” no Planeta e de dimensões equivalentes ou maiores do que os benefícios que, em princípio, se pretendem retirar.
São os Recursos Minerais que têm de suprir o aumento substancial do uso de novas tecnologias de uso comum para o aumento progressivo do bem-estar a nível mundial; paralelamente, são os Recursos Minerais que têm de ser produzidos em quantidade suficiente para garantir que são satisfeitas as necessidades inerentes ao aumento constante de desmesurado da população mundial; e são os Recursos Minerais que, num horizonte muito próximo, terão de substituir, se é que tal é possível, fontes de energia baseadas nos combustíveis fósseis para fontes de energia enquadradas nos objectivos da Economia Descarbonizada.
Como consequência, a Economia Circular não é, de todo, circular pelo que o aumento da exploração de Recursos Minerais é um facto por demais evidente. E o planeta tem capacidade de resposta para este enorme esforço? E o aumento da exploração destes recursos não potenciará novas fontes de conflitualidade social com dispersões geográficas não apenas locais? Para além de ser gerador de outros impactos naturais e antrópicos ainda (muito) insatisfatoriamente avaliados?
Esta Conferência / Debate pretende trazer, de uma maneira informada, estas questões para o grande público interessado e preocupado com os problemas do nosso Planeta, com o suporte científico de quem está no terreno, os Geólogos e Geocientistas de uma forma mais ampla. O Debate resultante da Conferência de Iain Stewart não se pretende que seja feito em “circuito fechado”! Ele é aberto a todos aqueles que, estando também preocupados com os impactos que a Humanidade está, e irá cada vez mais produzir na Terra, com consequências nefastas para ela própria e para outras formas de vida, e sendo de outras áreas do conhecimento queiram ajudar numa reflexão que pretende extravasar, e muito, o âmbito, local e data da realização desta Conferência / Debate.
A Conferência / Debate será antecedida do lançamento de um Livro intitulado "A Mina em que vivemos" da autoria de Sofia Pereira, destinado ao público em geral, mas muito em especial aos alunos e professores dos Ensinos Básico e Secundário, sobre os elementos químicos e os minerais de onde são extraídos começando, nesta primeira versão, pelos elementos definidos como críticos pela União Europeia (ver programa em baixo). Este livro será o primeiro livro de uma sequência de outros, sob o tema geral dos Recursos Minerais, mas onde se abordarão outro tipo de questões, mais vastas e integradoras, mas sempre com dois intuitos principais: o de serem cientificamente suportados, informativos e formativos e o de estarem ao alcance de todos os públicos, no que se refere à simplicidade da comunicação.



PROGRAMA PRELIMINAR
Sessão da Manhã
- Receção / Icebreaker
- Apresentação do Evento
- Apresentação do Livro “A Mina em que vivemos”, da autoria de Sofia Pereira
Pausa para almoço
Sessão da Tarde
- Percurso Mineiro e visita a uma galeria subterrânea recuperada na Mina do Lousal
- Palestra por Iain Stewart
- Mesa Redonda
- Porto de Honra e Encerramento

ALMOCO BUFFET
O almoço terá lugar no Restaurante Armazém Central, em regime buffet com uma oferta gastronómica
tipicamente alentejana.
Preço: 20 €

COMO CHEGAR?
De Autocarro (organização)
Saída de Lisboa – Gare do Oriente: 8:30h
Regresso a Lisboa – Gare do Oriente: após o encerramento do evento
Preço: 10 €
Indicar se pretende esta opção de transporte no formulário de inscrição.
De Carro
Vindo do Porto ou Lisboa: A2 saída Beja/Ferreira. Siga em direção a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois,
vire à direita na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.
Vindo do Algarve: A2 saída Aljustrel. Siga em direção a Santiago/Sines. Siga, à direita, a indicação
“Mimosa”. Cerca de 10 kms depois, vire à esquerda na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.
De Comboio (CP intercidades)
Estações: Grândola (30 km) e Ermidas-Sado (5,8 km)
Visite condições especiais: https://www.cp.pt/passageiros/pt/descontos-vantagens/vantagensparcerias/
ciencia-viva

CONTACTOS
Sofia Pereira - ardi_eu@hotmail.com
Mais informações em Sociedade Geológica de Portugal (https://socgeol.org/;
https://www.facebook.com/sociedadegeologica.deportugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário